A visão embaçada nem sempre é motivo de preocupação, mas pode ser um sinal de descolamento de retina, derrame, infecção e várias outras condições que podem exigir atenção médica. Listamos  algumas informações sobre  o que pode causar visão embaçada repentina e quando procurar orientação médica urgente, além das opções de tratamento disponíveis.

  1. Descolamento de Retina

Um descolamento de retina ocorre quando a retina, que é a fina camada na parte de trás do olho, se afasta dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes essenciais. De acordo com o National Eye Institute Trusted Source, os sintomas podem aparecer rapidamente. Sem tratamento rápido, podem ocorrer danos permanentes e perda de visão. Os sintomas podem incluir:

  • Manchas cinzas ou pretas flutuando na visão;
  • Uma sombra nas laterais ou no meio da visão;
  • Flashes de luz que podem ocorrer em um ou ambos os olhos.

Pode haver dano permanente à visão sem tratamento rápido. O tratamento incluirá recolocar a retina no lugar. O oftalmologista pode recomendar tratamento com cirurgia a laser ou cirurgia convencional.

  1. Concussão

Uma concussão ocorre quando uma pessoa sofre uma lesão na cabeça. Juntamente com as alterações visuais, os sintomas de uma concussão podem incluir:

  • Mudanças de humor;
  • Confusão;
  • Amnésia;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Sonolência.

Depois que um neurologista garante que a lesão não é grave, o tratamento se concentra na redução dos sintomas. Uma pessoa pode precisar descansar por cerca de 24 a 48 horas. Também pode precisar tomar analgésicos de venda livre (OTC) para ajudar a reduzir os sintomas de dor de cabeça. De acordo com um artigo , uma pessoa deve evitar tomar medicamentos que possam alterar a função cognitiva e os padrões de sono, pois eles podem mascarar os sintomas de uma concussão.

  1. AVC

Os derrames podem fazer com que a visão fique embaçada em um ou ambos os olhos. Os sintomas de um AVC incluem:

  • Dormência no rosto, perna ou braço, geralmente em um lado do corpo;
  • Confusão e dificuldade para falar ou entender;
  • Dificuldade em ver com um ou ambos os olhos;
  • Dificuldade em andar, bem como tonturas e falta de coordenação;
  • Dor de cabeça repentina e intensa.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os tratamentos para o AVC são mais eficazes dentro de 3 horas após o início dos primeiros sintomas. O tratamento para um derrame dependerá do tipo de derrame, qual parte do cérebro afeta e o que causou o derrame.

  1. Endoftalmite

Endoftalmite é uma infecção grave, uma inflamação do fluido ou tecido dentro do olho. Além da visão embaçada repentina, os sintomas podem incluir:

  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade à luz.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, a cegueira pode ocorrer se uma pessoa não receber tratamento rapidamente. O tratamento pode incluir injeções de antibióticos ou antifúngicos. Uma cirurgia de emergência pode ser necessária.

  1. Hifema

Um hifema ocorre quando o sangue fica acumulado no olho. Lesões, traumas e infecções podem causar um hifema. Os sintomas podem incluir:

  • Sangramento no olho;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor;
  • Visão embaçada.

Para tratar um hifema, uma pessoa pode precisar:

  • Usar um tampão sobre o olho;
  • Descansar;
  • Levantar a cabeceira da cama para ajudar a drenar o olho.

 A pessoa também pode precisar de colírios, que devem ser prescritos por um oftalmologista. Se o hifema causar alta  na pressão intraocular, um oftalmologista pode oferecer a remoção cirúrgica do sangue.

  1. Arterite de células gigantes (ACG)

A ACG, ou arterite temporal, é uma inflamação dos vasos sanguíneos nas têmporas. Além da visão embaçada, uma pessoa com a doença também pode sentir dores de cabeça. De acordo com o Colégio Americano de Reumatologia,  o problema afeta apenas adultos, geralmente aqueles com mais de 50 anos.

O tratamento com corticosteroides deve começar o mais rápido possível para prevenir danos permanentes à visão.

  1. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que pode afetar a retina, fazendo com que a visão fique embaçada. A doença  é mais comum em idosos e pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

De acordo com o National Eye Institute, não há tratamento para os estágios iniciais da DMRI. Parar de fumar pode ajudar a retardar a progressão  da doença nos estágios iniciais. Se a DMRI progredir, o oftalmologista pode recomendar injeções de medicamentos no olho para melhorar os sintomas ou o tratamento a laser para retardar a perda da visão.

  1. Buraco macular

Os buracos maculares são pequenas rupturas ou rasgos na mácula e geralmente afetam adultos com mais de 60 anos. As pessoas com buraco macular podem notar distorção ou desfoque quando olham para a frente e linhas retas podem parecer onduladas.

Alguns buracos maculares podem se reparar com o tempo. No entanto, na maioria dos casos, o oftalmologista recomendará um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia.

  1. Inflamação do nervo óptico (neurite óptica)

O nervo óptico conecta o olho e o cérebro, transferindo informações visuais da retina para o cérebro. A inflamação do nervo pode fazer com que a visão fique embaçada. Os sintomas incluem:

  • Dor ao redor dos olhos;
  • Perda de visão de cores;
  • Luzes piscando.

A neurite óptica geralmente melhora por conta própria. No entanto, se os sintomas forem graves, o oftalmologista pode prescrever esteroides para acelerar a recuperação. Adotar  uma dieta saudável e equilibrada, manter-se hidratado e não fumar também pode ajudar.

  1. Infecções oculares

Algumas infecções oculares podem exigir tratamento médico rápido, dependendo da gravidade dos sintomas. Confira:

  • Ceratite

Ceratite é a inflamação ou infecção da córnea. Dentre os sintomas destacam-se  lacrimejamento, vermelhidão, irritação e dor nos olhos. O tratamento dependerá do motivo subjacente da inflamação, mas pode incluir medicamentos antibióticos, antivirais ou antifúngicos na forma de colírios ou comprimidos.

  • Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção bacteriana ou viral que afeta o globo ocular. Alergias também podem causar conjuntivite. Os sintomas podem incluir visão embaçada, secreção ocular e coloração rosa ou vermelha do branco dos olhos. O oftalmologista pode prescrever antibióticos para uma infecção bacteriana ou recomendar anti-histamínicos  para conjuntivite desencadeada por uma alergia. Não há tratamento para uma infecção viral.

  • Celulite orbitária

A celulite é uma infecção que pode afetar as pálpebras e o globo ocular. Os sintomas também podem incluir abaulamento do olho, dificuldade para mover o olho e febre. O tratamento pode incluir antibióticos ou cirurgia para drenar o fluido do olho.

  • Uveíte

A uveíte é a inflamação da úvea, a parte central do olho, que também contém a íris. Os oftalmologistas chamam uma inflamação específica da íris de irite. Infecções bacterianas ou fúngicas geralmente causam uveíte. Os sintomas podem incluir visão embaçada, dor e sensibilidade à luz. O problema pode afetar um ou ambos os olhos. Os esteroides podem tratar a uveíte.

  1. Enxaqueca

Os ataques de enxaqueca às vezes são precedidos por uma aura, que pode causar visão embaçada e luzes piscantes. O tratamento pode envolver prevenção e alívio dos sintomas durante a crise de enxaqueca. A prevenção geralmente envolve medicamentos e mudanças comportamentais. Tomar a medicação prescrita deve ajudar a aliviar os sintomas.

  1. Tensão ocular

Usar telas por muito tempo ou focar em algo por um período prolongado sem pausa pode causar fadiga ocular. Isso pode levar a visão embaçada, coceira nos olhos ou dores de cabeça. Fazer pausas regulares para descansar os olhos ajudará a aliviar os sintomas.

Quando procurar ajuda

A perda de visão ou visão embaçada acompanhada de dor ocular intensa requer tratamento imediato, o que ajudará a evitar mais danos à visão ou a identificar uma condição de saúde subjacente grave que causou a visão embaçada.

 

Skip to content