A cirurgia de catarata pode afetar o filme lacrimal, levando a olhos secos. O tipo de cirurgia de catarata que as pessoas fazem também pode afetar a gravidade da secura. Geralmente, esse incômodo é  temporário e uma pessoa pode usar medicamentos ou remédios para aliviar a dor dos olhos secos.

Os sintomas podem incluir vermelhidão e irritação, sensação de areia no olho ou muco dentro ou ao redor do olho.

O oftalmologista também pode tomar certas medidas durante a cirurgia de catarata para reduzir a possibilidade de uma pessoa sentir secura nos olhos posteriormente, incluindo a irrigação completa do olho.

O paciente também pode se manter bem hidratado e dormir o suficiente para diminuir os sintomas de olho seco.

Por que a cirurgia de catarata causa olhos secos?

De acordo com um estudo de 2019, a cirurgia de catarata pode causar olhos secos devido:

• Ao uso prolongado de colírio esteroide antibiótico;
  • A incisão cirúrgica que causa uma superfície irregular, que faz com que a camada de lágrimas, ou filme lacrimal, na superfície do olho se rompa mais rapidamente;
  • A redução da produção de mucina no olho;
  • A diminuição da secreção lacrimal;
  • A produção reduzida de filme lacrimal devido à inflamação do olho e exposição à luz do microscópio cirúrgico.

O tipo de cirurgia de catarata que a pessoa faz também pode afetar a gravidade dos sintomas de olho seco. O estudo acima analisou os sintomas de olho seco em 96 pessoas submetidas a cirurgia manual de catarata por pequena incisão (MSICS)  ou a facoemulsificação para tratamento de catarata.

No total, cerca de 64% das pessoas apresentaram secura leve após a cirurgia. Cerca de 53% das pessoas tiveram olhos secos no grupo MSICS uma semana após a cirurgia, enquanto aproximadamente 22% tiveram olhos secos no grupo de facoemulsificação. O grupo MSICS também apresentou sintomas mais graves de olho seco.

Quanto tempo o problema vai durar?

Os sintomas de olho seco após a cirurgia de catarata podem ser temporários. Com o tratamento, as pessoas podem sentir alívio dos olhos secos alguns meses após a cirurgia.  A recuperação do olho seco, após a cirurgia, pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos métodos de tratamento usados. Se as pessoas tivessem doença de olho seco pré-existente antes da cirurgia de catarata, talvez precisem manter o tratamento habitual para aliviar os sintomas.

Prevenção do problema

Pesquisas de 2018 mostraram que tratar o olho, antes e depois da cirurgia, com ciclosporina tópica a 0,05% ajuda a aliviar os sintomas de olho seco, melhora a visão e melhora a satisfação geral das pessoas que fazem a cirurgia de catarata. O oftalmologista também pode tomar medidas durante a cirurgia para ajudar a prevenir olhos secos ou outras complicações oculares após a cirurgia, como:

• Usar filtros de luz sobre as luzes do microscópio e limitar o tempo de exposição;
  • Irrigação completa do olho;
  • Manipulação suave do tecido superficial do olho.

Sinais de olhos secos após cirurgia de catarata

Os sintomas de olhos secos após a cirurgia de catarata podem se apresentar como:

• Irritação;
  • Ardor ou queimação;
  • Vermelhidão;
  • Necessidade de lágrimas artificiais;
  • Mudanças na visão.

Outros sintomas de olho seco incluem:

• Sensação de areia no olho;
  • Visão embaçada, especialmente ao ler;
  • Cordas de muco ao redor ou no olho;
  • Dor ao usar lentes de contato;
  • Excesso de lágrimas nos olhos;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Tratamento

Lágrimas artificiais são geralmente eficazes no tratamento de olhos secos, ou seja, os colírios podem ser aplicados nos olhos para lubrificação. As pessoas podem encontrar alívio com colírios de venda livre ou prescritos. Colírios sem conservantes estão disponíveis para pessoas  que usam lágrimas artificiais mais de 6 vezes ao dia ou que têm tiverem alergia a conservantes.

Se as lágrimas artificiais não aliviarem os sintomas ou a secura for grave, outras opções de tratamento para olhos secos após a cirurgia de catarata podem incluir:

• Uso de ciclosporina 0,05% duas vezes ao dia para reduzir a inflamação na superfície do olho;
  • Uso de lifitegrast juntamente com esteroides tópicos;
  • Plugues, minúsculos dispositivos que as pessoas colocam no canal lacrimal para evitar a drenagem lacrimal.

Uma combinação de plugues  e ciclosporina a 0,05% pode ser mais eficaz do que usar um ou outro. As pessoas também podem conversar com o oftalmologista sobre tomar um suplemento de ácido graxo ômega-3 para ajudar a aliviar os olhos secos.

Tratamento em casa

As pessoas podem aliviar os sintomas de olho seco em casa evitando ou protegendo os olhos de fatores que possam ressecar ainda mais os olhos, como:

• Fumaça;
  • Sol;
  • Vento;
  • Ar condicionado;
  • Secadores de cabelo;
  • Usando óculos de sol envolventes para proteger os olhos do sol e do vento;
  • Limitando o tempo de tela;
  • Piscando regularmente;
  • Fazendo pausas regulares;
  • Mantendo-se bem hidratado;
  • Buscando dormir bem.

Quando procurar um oftalmologista

Antes da cirurgia de catarata, a pessoa deve informar ao oftalmologista sobre histórico médico e quaisquer sintomas pré-existentes de olho seco.

Se a pessoa achar que pode desenvolver olhos secos após a cirurgia de catarata, ela pode conversar sobre isso com o seu oftalmologista. O profissional pode realizar uma série de testes para verificar a presença da doença, como:

• Teste da lâmpada de fenda: o oftalmologista adicionará um corante ao olho para mostrar as lágrimas com mais clareza, iluminará o olho com uma luz forte e examinará com um microscópio para verificar os níveis de lágrima;
  • Teste de Schirmer: depois de aplicar colírios entorpecentes, o médico colocará uma tira de papel próximo ao olho. As pessoas fecharão os olhos por 5 minutos, e o oftalmologista verificará quantas lágrimas a pessoa produz pela umidade do papel;
  • Teste do tempo de ruptura da lágrima: o oftalmologista insere um corante no olho para mostrar a camada de lágrimas na superfície do olho. A pessoa então olha para a frente sem piscar ou fechar o olho e o oftalmologista verifica em quanto tempo o filme lacrimal cobre o olho sem se romper.