A miopia em crianças se agravou durante a pandemia em função da seguinte combinação: mais tempo de tela e menos tempo ao ar livre. Como as escolas tiveram que adotar as aulas online, as crianças começaram a passar mais tempo na frente das telas dos computadores, e muitos pais flexibilizaram as regras estabelecidas sobre tempo de tela para TV e videogames para manter as crianças ocupadas. Em meio à pandemia, muitas crianças também passaram menos tempo brincando ao ar livre. 

“Essa combinação – mais tempo de tela e menos tempo ao ar livre – pode realmente prejudicar a visão das crianças e colocá-las em maior risco de desenvolver miopia. Isso pode levar a problemas oculares graves no futuro, incluindo algumas doenças potencialmente perigosas para a visão”, afirma a oftalmopediatra Andrea Greco Muller, da Singular Oftalmologia. 

O que causa a miopia? 

Os cientistas ainda estão tentando entender como a miopia se desenvolve e progride. “Ela ocorre quando o globo ocular é muito longo ou o poder de foco do olho é muito exigido. Embora os óculos ou lentes de contato possam corrigir a visão de uma criança, pesquisas mostram que ter miopia severa a coloca em risco de uma série de problemas oculares no futuro, incluindo descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular”, explica a médica. 

Alguns fatores que determinam se uma criança desenvolverá miopia, como a genética, estão além do controle dos pais, mas pesquisas mostram que outros riscos podem ser reduzidos. Uma revisão de 25 anos de pesquisa descobriu que forçar muito a visão de  perto – como ler ou usar um tablet – aumenta as chances de miopia. 

Um estudo nacional em Taiwan descobriu que programas de estudo, complementares à escola, com tarefas que exigiam muito da visão de perto foram associados a uma maior probabilidade de miopia entre crianças de 7 a 12 anos.

Um estudo com crianças chinesas descobriu que o tempo gasto trabalhando com os olhos focados em lgo a menos de 20 centímetros de distância estava associado à miopia. 

Pesquisadores na Irlanda descobriram que mais de três horas de tela por dia aumentam as chances de miopia em crianças em idade escolar, e pesquisadores na Dinamarca descobriram que o risco de miopia quase dobrou em adolescentes dinamarqueses que usaram dispositivos de tela por mais de seis horas por dia. 

Ar livre é importante 

Alguns estudos agora sugerem que passar um tempo ao ar livre pode ser capaz de retardar o início e a progressão da miopia. 

Em Taiwan, os alunos da primeira série de escolas com programas projetados para aumentar o tempo ao ar livre para 11 horas ou mais, por semana, tiveram menos progressão de miopia em um ano em comparação com seus colegas. 

Da mesma forma, na China, os pesquisadores descobriram que adicionar 40 minutos de atividades ao ar livre por dia na escola reduziu o desenvolvimento de miopia em crianças de seis anos de idade nos últimos três anos. 

“Não está claro por que o tempo ao ar livre protege contra a miopia ou por que atividades que exigem muito da visão de perto podem agravá-la. Uma teoria é que a intensidade da luz e o tempo gasto ao ar livre regulam a liberação de dopamina na retina, que controla o crescimento do olho. Outras teorias centram-se no impacto das distâncias de visualização onde a luz é focada na retina; distâncias de visualização mais curtas em ambientes fechados podem promover o crescimento anormal do olho”, explica Andrea Greco. 

Embora não haja consenso sobre quanto tempo as crianças precisam passar ao ar livre ou a importância da intensidade da luz a que são expostas, é possível que mais tempo ao ar livre possa ajudar a equilibrar mais o trabalho de foco da visão, como um estudo de crianças na Austrália descobriu.

“A infância é um momento importante para pensar sobre a miopia, porque crianças com miopia tendem a se tornar mais míopes com o tempo. A idade de início da miopia é o indicador mais significativo de miopia grave mais tarde na vida”, alerta a oftalmopediatra. 

Globalmente, as taxas de miopia têm aumentado. A prevalência de miopia entre crianças de 6 a 19 anos é estimada em cerca de 40% na Europa e na América do Norte, e mais elevada na Ásia. Em meados do século, os pesquisadores que estudam as tendências estimam que cerca de metade da população mundial pode ser míope. 

Construindo um estilo de vida saudável 

“Os pais podem ajudar a promover a saúde ocular gerenciando cuidadosamente o tempo de tela de seus filhos, que deve ser dividido entre as atividades educacionais e de lazer. Eles também podem incentivar mais atividades ao ar livre”, orienta a oftalmopediatra da Singular Oftalmologia, Andrea Greco. 

Ter regras claras e estabelecer limites   tem  papel importante no tempo total de tela entre as crianças. O exemplo parental também influencia quanto tempo as crianças passam assistindo TV. 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças menores de 5 anos passem uma hora ou menos por dia em dispositivos digitais, e crianças menores de 1 não gastem tempo em dispositivos digitais.

Skip to content