A degeneração macular  relacionada à idade (DMRI) ocorre devido ao acúmulo de resíduos celulares na retina, o que ocasiona a criação de novos vasos sanguíneos.  Quando estes se formam, surge a degeneração macular exsudativa ou “úmida”.

Esses novos vasos sanguíneos podem sangrar facilmente e causar cicatrizes no tecido retiniano, levando à cegueira sem tratamento.

Ao injetar medicamentos que impedem a formação de novos vasos sanguíneos, os oftalmologistas podem ajudar a preservar a visão de uma pessoa.

Uma breve visão da degeneração macular

A degeneração macular é uma condição que causa danos à mácula, que faz parte da retina. É responsável por aproximadamente 8,7% dos casos de cegueira em todo o mundo. Existem dois tipos de degeneração macular: úmida e seca. A forma seca pode se converter no subtipo úmido.

Uma revisão de 2021 explica que a degeneração macular úmida ocorre quando há a presença de uma proteína chamada fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). A VEGF promove a produção de vasos sanguíneos. Em pessoas com degeneração macular úmida, um excesso de VEGF causa a formação de muitos vasos sanguíneos ao redor da retina.

Esse processo afeta principalmente a mácula, causando problemas de visão, que apresentam os seguintes sintomas:

• Visão embaçada;
  • Distorções visuais;
  • Pontos cegos.

Quando consultar um oftalmologista

Sem tratamento, é provável que a degeneração macular úmida cause perda de visão grave. Por esse motivo, qualquer pessoa que apresente sintomas de degeneração macular úmida deve consultar um oftalmologista o quanto antes. Tratamentos precoces permitem que os oftalmologistas retardem a progressão da doença o máximo possível.

As injeções intravítreas

Para algumas pessoas, a ideia de receber injeções intravítreas como forma de tratar a DMRI pode causar preocupação.  Mas informações corretas podem  ajudar a aliviar essas preocupações. Os oftalmologistas costumam informar aos pacientes todas as possíveis complicações do procedimento, que podem incluir:

• Desconforto e dor à medida que o anestésico passa;
  • Hemorragia subconjuntival, que se refere ao sangramento ocular.

Em casos raros, outras complicações, como:

• Catarata traumática;
  • Rasgos na retina;
  • Endoftalmite, uma infecção bacteriana ou fúngica que afeta o tecido ocular.

Como funcionam as injeções

As injeções intravítreas são empregadas no tratamento da degeneração macular úmida, quando  o oftalmologista insere no vítreo um medicamento na área próxima à retina, na parte posterior do olho.

Segundo um artigo de 2022, o tratamento emprega uma agulha para injetar certos medicamentos no olho do paciente. A função desses medicamentos é reduzir a potência do VEGF, o que ajuda a prevenir o agravamento da doença.

Há evidências sólidas de que essas injeções intravítreas podem prevenir alguma perda de visão em pessoas com degeneração macular úmida. Entre as pessoas com esta forma da doença, cerca de 20% a 30% que recebem essas injeções perderão pelo menos seis linhas de visão, em comparação com 50 a 60% das pessoas que não recebem esse tratamento.

O que esperar desse tratamento

Um artigo de 2020 explica que as injeções intravítreas podem ser aplicadas na sala de cirurgia ou no consultório médico.

Depois de administrar a anestesia e limpar o olho, a equipe médica pedirá que a pessoa olhe na direção oposta àquela em que pretende inserir a seringa. Após um breve aviso, o médico irá inserir a seringa no olho da pessoa antes de injetar os inibidores de VEGF nele. As injeções levarão apenas alguns instantes.

O estudo também observa que a equipe médica pode irrigar e lubrificar o olho após a injeção.

Eficácia do procedimento

É importante notar que este tratamento só é eficaz com injeções regulares. A pesquisa de 2020 sugere que as injeções intravítreas de inibidores de VEGF são mais eficazes quando os médicos as administram a cada 4 a 6 semanas.

A pesquisa sugere que os profissionais de saúde podem ajudar a tornar o procedimento o mais tranquilo possível, seguindo algumas etapas. Esses incluem:

• Tocando música relaxante;
  • Fornecendo um travesseiro de pescoço confortável;
  • Permitindo que as pessoas segurem as mãos de alguém, se possível;
  • Fornecendo um aviso verbal imediatamente antes da injeção.

Acompanhamento do paciente

O oftalmologista pode recomendar  a suspensão de  certas atividades pelo menos 24 horas após  o tratamento. Isso é para evitar quaisquer bactérias ou outros organismos perto da área de injeção. Essas incluem:

• Jardinagem, pois a matéria vegetal pode entrar em contato com os olhos;
  • Natação;
  • Maquiagem nos olhos;
  • Esfregar os olhos.

Prognóstico

As perspectivas para pessoas com degeneração macular úmida variam muito se recebem ou não tratamento oportuno. As injeções intravítreas podem reduzir bastante os sintomas da  doença  e diminuir o risco de uma pessoa perder a visão.

No entanto, mesmo com tratamento, a degeneração macular úmida pode ser uma condição desafiadora e, em alguns casos, pode causar sofrimento emocional. Uma pessoa com a doença deve procurar apoio e cuidados de saúde mental, o que pode ajudar a resolver quaisquer complicações ou preocupações relacionadas ao diagnóstico e ao tratamento da degeneração macular.