A cirurgia de catarata está associada a um risco quase 30% menor de demência em idosos, aponta um estudo prospectivo. Segundo os dados dos pesquisadores, entre 3.000 pacientes com a doença, a extração de catarata foi associada a um risco significativamente reduzido de demência em comparação com pessoas que não fizeram a cirurgia.

A associação entre cirurgia de catarata e demência permaneceu significativa após o controle de vários fatores de confusão e o viés do paciente saudável. A diminuição do risco persistiu por pelo menos uma década após a cirurgia, descobriram os pesquisadores.

A perda sensorial, como a perda de visão devido à catarata não tratada, é de interesse para a comunidade de pesquisa como um fator de risco potencialmente modificável para demência.

Catarata e qualidade de vida

A catarata afeta muitos  os idosos. A cirurgia é uma intervenção amplamente disponível. Até o momento, existem muito poucas medidas conhecidas, além de certos fatores de estilo de vida, como dieta e exercícios, que são consideradas preventivas contra a demência.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam 3.038 pessoas diagnosticadas com catarata ou glaucoma que participavam do  Adult Changes in Thought, ACT.

Os participantes estavam livres de demência no momento da inscrição no estudo e não fizeram cirurgia de catarata antes de se inscreverem. A média de idade do grupo era de 74,4; no geral, 59% eram mulheres e 91% eram brancos. Os dados foram coletados de 1994 a setembro de 2018.

Os participantes do ACT foram avaliados a cada 2 anos por meio do Cognitive Abilities Screening Instrument (CASI). As pontuações do CASI variam de 0 a 100, e os participantes com pontuação inferior a 85 foram submetidos a mais testes de diagnóstico.

Cerca de 45% do grupo (1.382 pessoas) fizeram cirurgia de catarata durante o estudo. O seguimento médio foi de 7,8 anos. Um total de 853 pessoas desenvolveram demência, principalmente a doença de Alzheimer (709 casos).

Em contraste com a extração de catarata, os pesquisadores não encontraram menor risco de demência entre as pessoas que fizeram cirurgia de glaucoma.

Risco de demência

A extração de catarata está mais fortemente ligada à redução do risco de demência, durante os primeiros 5 anos após a cirurgia de catarata,  em comparação com anos posteriores. De várias variáveis, incluindo educação, raça, histórico de tabagismo e sexo, a única covariável mais protetora do que a cirurgia de catarata era não ser portador do gene APOE4.

O mecanismo pelo qual a cirurgia de catarata pode diminuir o risco de demência é permitir uma entrada sensorial de maior qualidade na retina, melhorando os estímulos para o cérebro.

Além disso, os pacientes podem se envolver mais plenamente com o mundo com uma visão melhorada, e isso pode ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de demência.

Outra explicação potencial para a associação entre a cirurgia de catarata e a diminuição do risco de demência gira em torno de como a catarata afeta o tipo e a qualidade da luz que atinge a retina.

A catarata faz com que o cristalino desenvolva uma tonalidade amarela que bloqueia a luz azul. As células ganglionares da retina intrinsecamente fotossensíveis são extraordinariamente sensíveis a estímulos de luz azul e são conhecidas por regular os ciclos circadianos.

A degeneração e a função alterada dessas células demonstraram estar associadas à cognição e à doença de Alzheimer. Como a catarata afeta a qualidade geral da luz que atinge a retina, incluindo a luz azul, a cirurgia de catarata pode permitir a reativação dessas células de uma forma protetora contra o declínio cognitivo.