Um novo estudo publicado em uma das principais revistas médicas do mundo revelou uma forte ligação entre o tempo de tela e  maior risco e gravidade da miopia, em crianças e adultos jovens.

A pesquisa, publicada no The Lancet Digital Health, foi realizada por pesquisadores e especialistas em saúde ocular de Cingapura, Austrália, China e Reino Unido. Os autores reexaminaram mais de 3.000 estudos que investigavam  o tempo de tela e a miopia em crianças e adultos jovens com idades entre 3 meses e 33 anos.

Depois de analisar e combinar estatisticamente os estudos disponíveis, os autores descobriram que altos níveis de tempo de tela no celular estão associados a um risco 30% maior de miopia e, quando combinados  com o uso excessivo do computador, o risco sobe para cerca de 80%.

A pesquisa aconteceu em 2021, quando milhões de crianças em todo o mundo passaram um tempo substancial usando exclusivamente os métodos de aprendizado remoto, após o fechamento das escolas devido à pandemia do COVID-19.

Segundo os autores do estudo, é esperado que cerca de metade da população global tenha miopia até 2050, por isso, a doença é considerada um grave problema de saúde que está aumentando rapidamente. O estudo é o mais abrangente até agora sobre o tema e mostra uma ligação forte entre o tempo de tela e a miopia em jovens.

“A pesquisa torna-se pública num momento  social muito importante, pois temos vivenciado  o aumento cada vez maior do tempo de tela, tanto  devido ao fechamento das escolas, durante a pandemia, como ao uso recreativo de celulares, tablets e computadores. Precisamos de mais pesquisas para entender melhor como o tempo de tela pode afetar  a visão  e quais seriam as medidas objetivas que podem ser tomadas para prevenir esses problemas”, afirma Andrea Greco Muller, oftalmopediatra da Singular Oftalmologia.

Skip to content
Singular Oftalmologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.